Postagens mais visitadas

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Paródia do Texto “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias

 Saudade da Grande Cidade

 

Minha terra tem alegria

Multidão não falta lá

As garoas que aqui caem,

Não caem como lá.

 

Nosso céu é mais cinza,

Nossos parques têm flores,

Nossas avenidas têm mais vida,

Nossas vidas mais clamores.

 

Ao sair, sozinho, à noite,

Mais cuidado tenho lá

Minha terra tem alegria,

Multidão não falta lá.

 

Minha terra tem amores 

Que tais não encontro eu cá

Ao sair, sozinho, á noite, 

Mais cuidado tenho lá-

Minha terra tem alegria

Multidão não falta lá.

 

Não permita Deus que eu morra 

Sem dar um pulinho lá,

Sem que desfrute dos amores

Que não encontro eu por cá

Sem que eu veja a alegria

E a multidão, que não falta lá. 

 

 

 

* Identificação do Texto

 

Paródia é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.

Segundo Bastos (2016, p. 245), Paródia significa “imitação burlesca de uma obra literária, ou, de qualquer coisa”.

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, na Escola Celestin Freinet, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

 

* Objetivos Desta Produção Textual

 

1) Conhecer o gênero textual Paródia;

2) Estimular o interesse por este gênero textual;

3) Estudar suas características;

4) Estabelecer semelhanças e diferenças com outras modalidades textuais;

5) Compreender/Interpretar textos de diversos gêneros;

6) Identificar e caracterizar a tipologia narrativa;

7) Desenvolver habilidades de escrita;

8) Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.

 

FONTE

BASTOS, Ronaldo da Silva. Minidicionário da Língua Portuguesa. 1.ed. Caxias do Sul: Culturama, 2016. 

3 comentários:

Quinze dias (Haicai)

*Gênero Textual: Haicai/Haikai.  Tema 3: Pandemia.  Quinze Dias A pandemia começou  Era para ser quinze dias  E até hoje não acabou    *Iden...